A Sombra do Samurai
Ainda estou na ressaca deste filme. Quem me conhece sabe que a ressaca ainda demora um bocadinho, e entretanto fico completamente impávida, como que mergulhada na sua atmosfera.
E como não??
A sombra do samurai é um filme verdadeiramente a não perder. Desde todo o ambiente que envolve a história - Japão antes da união - que foi incrivelmente construído - as casas, o vestuário, etc; até à história de um homem como nunca tinha visto retratado - que apesar da sua indubitável masculinidade, escolhe ter uma vida mais difícil para poder ver as filhas crescer, de perto. Talvez não seja muito realista. Mas é a história de um homem que, sem muitas ambições e sem ter uma vida dentro dos padrões em que engaiolamos a felicidade, é sortudo. Porque tem uma vida rica de experiências, porque luta pelo que acredita, porque é honrado - não nos padrões dos outros, mas naqueles do seu coração. É um drama -é. Mas um drama de coragem. Não esperem um filme de acção e luta - esperem comover-se com cada embate da espada, com cada passo da personagem. Mesmo o confronto mortal é um momento de reflexão e surpreende a cada milésimo de segundo - não é pelo meu deslumbre, mas este filme é dos melhores que já vi.
A não perder. Pela história tocante, pelo cenário, pelo pouco conhecimento que o ocidente, tão deslumbrado com o Oriente, tem das suas estórias.
Sem comentários:
Enviar um comentário